Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Candango
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O CandangoO Candango
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FCecon alerta sobre prevenção ao câncer de intestino

22 de março de 2024
Compartilhar

No Amazonas, a estimativa é de 300 novos casos de câncer de intestino para 2024

Foto: Laís Pompeu/FCecon

O câncer de intestino ou colorretal (intestino grosso e reto) é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres no Brasil. No Amazonas, a estimativa é de 300 novos casos de câncer de intestino para 2024, alerta a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Em alusão ao Março Azul, mês de combate ao câncer colorretal, a FCecon alerta para os sinais e sintomas da doença. O Março Azul é uma campanha nacional que tem como objetivo conscientizar a população sobre os fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de intestino, sendo coordenada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), Sociedade Brasileira de Coloproctologia e a Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Conforme o gerente do serviço de Endoscopia, Marcelo Tapajós, o câncer de intestino tem uma taxa de cura próxima de 100% nas fases iniciais. “Contudo, infelizmente, 85% das vezes o diagnóstico é realizado em faixas etárias mais avançadas em que a chance de cura é bastante reduzida”, explica.

Sintomas

Segundo o médico especialista, o câncer de intestino em estágios avançados causa alteração no trânsito intestinal, sangue nas fezes, anemia, emagrecimento e dor abdominal de causas desconhecidas. Ele informa que a incidência é maior em pessoas a partir dos 50 anos, porém há casos diagnosticados em indivíduos com 45 anos ou menos.

Tratamento

A FCecon atua no tratamento do câncer de intestino em todas as suas fases, ficando para a atenção primária as ações de prevenção. Em relação à prevenção secundária, frisa o médico especialista, o ideal é realizar o rastreamento em pessoas sem sintomas a partir dos 45 anos, por meio da colonoscopia ou pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Fatores de risco

São fatores de risco para o desenvolvimento da doença o histórico familiar de câncer de intestino e as doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn. O médico especialista disse que o excesso de carne vermelha e de carnes processadas, açúcar, bebidas alcoólicas, tabagismo e a obesidade também são fatores de risco.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

SES-AM avalia primeiros resultados de projeto de Governança Clínica, que monitora a gestão de leitos em unidades de saúde

25 de abril de 2025
Amazonas

Teatro Amazonas vive noite de inclusão com a Ópera no Mundo Azul

25 de abril de 2025
Amazonas

Reajuste salarial das Forças de Segurança Pública será pago até 5 de maio, após aprovação de Projetos de Lei na Aleam

25 de abril de 2025
Amazonas

Sinase: Sejusc encerra seminário regional para criação de novas políticas para o sistema socioeducativo

25 de abril de 2025
Amazonas

Operação Cheia 2025: Governo do Amazonas inicia envio de kits de medicamentos para municípios afetados

25 de abril de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas promove imersão cultural durante encontro de conselho nacional sediado no Amazonas

25 de abril de 2025
O CandangoO Candango