Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Candango
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O CandangoO Candango
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ipem-AM identifica irregularidades em instrumentos em municípios da calha do Rio Madeira

9 de abril de 2024
Compartilhar

Ação foi realizada em oito municípios do interior do Estado. A maioria das irregularidades foi constatada em balanças comerciais e bombas de combustíveis

FOTOS: Divulgação/Ipem-AM     Em 28 dias de ações intensificadas, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) realizou a verificação de 757 instrumentos, em 305 estabelecimentos de oito municípios da calha do Rio Madeira, no interior do Estado, a bordo da Unidade Básica Fluvial de Fiscalização (UBFF). Do total de equipamentos analisados, 11% foram reprovados por apresentar irregularidades, conforme balanço apresentado pelo órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nesta terça-feira (09/04).

De 12 de março a 8 de abril, as equipes do Ipem-AM realizaram atividades nas cidades de Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí, Borba, Nova Olinda do Norte e Urucurituba.

A maioria das irregularidades foi constatada em balanças comerciais e bombas de combustíveis.

Nas bombas de combustíveis, os fiscais verificaram vazamento; erro de medição; segmentos de dígitos danificados (impossibilitando o consumidor de conferir a medição correta); e lacre rompido, permitindo livre acesso aos dispositivos de regulagem, em desacordo com a portaria do Inmetro.

FOTOS: Divulgação/Ipem-AM     Em relação às balanças comerciais, foi identificado erro na medição acima do admissível, com prejuízo ao bolso do consumidor; e constatada, ainda, a venda de pão francês por unidade, quando a legislação em vigência obriga a comercialização apenas por peso.

O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, afirmou que as ações desenvolvidas no interior do Estado tiveram a finalidade de orientar consumidor e comerciante para assegurar o equilíbrio nas relações de consumo.

FOTOS: Divulgação/Ipem-AM     “A intensificação dessas ações no interior faz parte do Plano de Trabalho pactuado com o Inmetro e o Governo do Estado para 2024. Nossas equipes atuaram com o intuito de orientar e informar quanto às relações de consumo e exigir o cumprimento de leis e, principalmente, de portarias do Inmetro em vigência”, ressaltou.

Notificações

Ao todo, 16 estabelecimentos foram notificados e terão um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao órgão. Em caso de condenação, as multas podem variar de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão.

Tanto as bombas de abastecimento quanto as balanças reprovadas terão de passar por manutenção em empresa credenciada junto ao Ipem-AM e, somente após reparo e correção das irregularidades, os instrumentos poderão voltar a ser utilizados.

Ação em oito municípios do AM

No último dia 12 de março, duas equipes do Ipem-AM, a bordo da UBFF do instituto, deram início ao cronograma de visitas a oito municípios da calha do Rio Madeira, no interior do Estado. De acordo com a programação, foram realizados trabalhos de orientação e verificação nos instrumentos de pesar, medir e de medidas materializadas, postos de combustíveis (terrestres e fluviais/pontões), além das ações em supermercados/mercadinhos de produtos pré-medidos (itens que compõem a cesta básica e embalados na ausência do consumidor) e com a conformidade avaliada pelo Inmetro.

Ouvidoria

Os consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020 e no WhatsApp 99261-7143, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

SES-AM avalia primeiros resultados de projeto de Governança Clínica, que monitora a gestão de leitos em unidades de saúde

25 de abril de 2025
Amazonas

Teatro Amazonas vive noite de inclusão com a Ópera no Mundo Azul

25 de abril de 2025
Amazonas

Reajuste salarial das Forças de Segurança Pública será pago até 5 de maio, após aprovação de Projetos de Lei na Aleam

25 de abril de 2025
Amazonas

Sinase: Sejusc encerra seminário regional para criação de novas políticas para o sistema socioeducativo

25 de abril de 2025
Amazonas

Operação Cheia 2025: Governo do Amazonas inicia envio de kits de medicamentos para municípios afetados

25 de abril de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas promove imersão cultural durante encontro de conselho nacional sediado no Amazonas

25 de abril de 2025
O CandangoO Candango