Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Candango
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O CandangoO Candango
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Busca Ativa: Secretaria de Educação e Unicef firmam parceria para combater o abandono e a evasão escolar

24 de abril de 2025
Compartilhar

Plataforma tecnológica da Busca Ativa Escolar da Unicef foi apresentada para servidores da Secretaria de Educação que trabalham diretamente nas escolas

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) e da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC), realizou, nesta quinta-feira (24/04), o “Encontro de Educação da Busca Ativa Escolar Unicef”, evento que apresentou aos servidores da Secretaria de Educação a estratégia utilizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para combater o abandono e a evasão escolar.

Participaram do encontro coordenadores distritais, diretores escolares e assessores de busca ativa das Coordenadorias Distritais de Educação (CDE). Além disso, o evento também contou com transmissão pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) para os coordenadores regionais e demais servidores do interior do estado.

Para a secretária executiva adjunta Pedagógica da Secretaria de Educação, Georgete Borges, a evasão escolar é um tema relevante que precisa ser discutido por toda a sociedade.

“A gente precisa sentar, debater, conhecer e esclarecer a fim de que a gente consiga perceber qual a melhor estratégia e o melhor planejamento para a melhoria dessa situação que se apresenta”, afirmou a secretária.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Acompanhamento escolar

Uma das estratégias adotadas pela Secretaria de Educação contra a evasão escolar é o programa Busca Ativa Escolar (PBAE), estabelecido em 2020 para assegurar o retorno dos alunos às escolas da rede pública estadual do período de quarentena decorrente da pandemia da Covid-19. A partir de campanhas como a “Queremos seu amigo de volta”, a GPPC trabalha definindo estratégias para a permanência de estudantes infrequentes e realizando a busca ativa de estudantes em potencial risco de abandono escolar.

“Para além desses alunos, aqueles que ainda não conseguiram se matricular e estão fora da escola são atendidos pela estratégia do Unicef por meio do programa também denominado Busca Ativa Escolar. Esse é um compromisso de todos da Secretaria de Educação, porque lugar de criança é na escola e assegurar esse direito à educação é um compromisso de todos”, disse a gerente do GPPC, Aldenilse Silva.

Ainda de acordo com dados apresentados pela gerente Aldenilse, o índice de abandono escolar da rede estadual, quando o aluno deixa de frequentar a escola no decorrer do ano letivo, caiu de 8,74% em 2014 para 1,7% em 2024. Os dados refletem a compreensão, por parte da Secretaria de Educação, de que a exclusão e o abandono são fenômenos multidimensionais e que cada caso precisa de uma atenção especial.

Durante o evento, foi apresentada também a ferramenta tecnológica utilizada pelo Unicef para a criação de uma rede de proteção que reúne representantes de diferentes áreas – Saúde, Assistência Social, Planejamento e etc. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua rematrícula e sua permanência na escola.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Todo o processo é acompanhado por uma ferramenta tecnológica, que funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente. A ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, e também conta com formulários impressos para facilitar o uso dos profissionais que não têm acesso a dispositivos móveis.

“Hoje a gente tem a oportunidade de, mais uma vez, firmar esse compromisso de falar sobre a busca ativa escolar, de pensar sobre como podemos discutir essas soluções inovadoras, para que a gente consiga pensar de maneira mais estratégia e efetiva para que essas crianças e adolescentes voltem para a sala de aula”, destacou a chefe do escritório do Unicef Manaus, Rayanne França.

O post Busca Ativa: Secretaria de Educação e Unicef firmam parceria para combater o abandono e a evasão escolar apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Governo do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

SES-AM avalia primeiros resultados de projeto de Governança Clínica, que monitora a gestão de leitos em unidades de saúde

25 de abril de 2025
Amazonas

Teatro Amazonas vive noite de inclusão com a Ópera no Mundo Azul

25 de abril de 2025
Amazonas

Reajuste salarial das Forças de Segurança Pública será pago até 5 de maio, após aprovação de Projetos de Lei na Aleam

25 de abril de 2025
Amazonas

Sinase: Sejusc encerra seminário regional para criação de novas políticas para o sistema socioeducativo

25 de abril de 2025
Amazonas

Operação Cheia 2025: Governo do Amazonas inicia envio de kits de medicamentos para municípios afetados

25 de abril de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas promove imersão cultural durante encontro de conselho nacional sediado no Amazonas

25 de abril de 2025
O CandangoO Candango