Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Candango
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O CandangoO Candango
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Dan Câmara afirma que efetivo das tropas policiais precisa acompanhar crescimento populacional

16 de abril de 2024
Compartilhar

O deputado Comandante Dan (Podemos) afirmou nesta terça-feira (16/4), que o contingente policial do Amazonas precisa acompanhar o crescimento populacional, que está defasado. O parlamentar mostrou os dados da série histórica do censo populacional, por Estado e cidades para comprovar a defasagem.
“Quando assumi o Comando da Polícia Militar do Amazonas, em 2008, nossa tropa era de oito mil Policiais praças e oficiais, e já estava defasada, insuficiente. Fizemos concurso em 2011, e na última quinta-feira (11), o coronel Vinícius Almeida, secretário de Segurança Pública, afirmou que a PM conta com sete mil profissionais. Na verdade, regredimos, enquanto o Amazonas cresceu”, analisou Câmara.
O deputado mostrou, com base nas informações censitárias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que a população estadual cresceu 40% de 2000 a 2024, e que a população de Manaus aumentou, no mesmo período, 47%. “Em 2000, o contingente policial amazonense era de oito mil integrantes. Agora, estamos com uma quantidade menor, indo na contramão de tudo”, salientou.
O parlamentar declarou, ainda, que não há sensação de segurança sem o correto patrulhamento policial. Ele defendeu a contratação dos cadastros reservas dos concursos válidos das forças de segurança e o chamamento de policiais da reserva, conforme previsto em lei e a concessão da data-base. “Faltam cinco dias para o Governo do Amazonas anunciar a data-base das forças de segurança. Na PM, cada policial trabalha por dois, pois a tropa prevista é de 15 mil, enquanto a real possui sete mil, e não se anuncia data-base há quatro anos. Isso é cruel”, avaliou.
Dan Câmara também fez comparativos aos contingentes da Polícia Civil e dos Bombeiros Militares. “Não domino os números, mas tenho certeza de que a defasagem pode ser ainda maior. Imaginem um Estado com 1,5 milhão de quilômetros quadrados de florestas, que passou o que passou nos últimos anos, com apenas mil bombeiros. Todos os serviços públicos essenciais da saúde e educação, aumentaram suas redes de atendimento e seu quadro de profissionais e concederam data-base em 2023, porém, a segurança pública não. O combate à violência passa pela ampliação e boa remuneração das forças policiais, dos agentes responsáveis pela aplicação da lei”, concluiu.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Projeto aprovado na Aleam pode ser novo marco para a segurança pública

25 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Mário César Filho apresenta ações do mandato em caminhada no bairro Santa Etelvina

25 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Mário César Filho reúne com o superintendente do DNIT para cobrar ações no Sul do Amazonas

25 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Em reunião liderada pelo presidente Roberto Cidade, superintendente do DNIT faz esclarecimentos sobre o andamento de obras em todo o Amazonas

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputados estaduais reúnem com superintendente do DNIT na sede da Assembleia Legislativa

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Wilker Barreto participa de reunião com DNIT e parlamentares para cobrar melhorias nas rodovias e portos do Amazonas

24 de abril de 2025
O CandangoO Candango