Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Candango
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O CandangoO Candango
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Deputada Joana Darc anuncia Audiência Pública sobre Esporotricose no Amazonas no Contexto da Saúde Única

15 de fevereiro de 2024
Compartilhar

Presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPMA-Aleam), a deputada Joana Darc (UB) anunciou que será realizada a primeira Audiência Pública sobre Esporotricose no Amazonas no Contexto da Saúde Única, na segunda-feira (19/2), às 10h30, no Plenário Ruy Araújo da Aleam. O evento será aberto ao público.

Assídua no combate das zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas) no Amazonas, a parlamentar alega que o Estado enfrenta um surto de esporotricose que, possivelmente, começou na capital e se expandiu para os demais municípios. Por isso, como forma de prevenção no auxílio à saúde pública, Joana explica a necessidade de realizar a Audiência Pública.

“Temos visto vários casos de esporotricose no Amazonas, uma zoonose que está afetando animais e humano e por isso vamos debater com as prefeituras, o Governo do Estado, juntamente com o Conselho Regional de Medicina Veterinária e protetores de animais as garantias da saúde pública como um conceito único e necessário para a qualidade de vida e bem-estar de todos”, pontuou.

De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), de janeiro a outubro de 2023, foram notificados 547, destes 403 foram confirmados para a doença em humanos.

O que é esporotricose?

A esporotricose é causada por fungos que podem apresentar duas formas no seu ciclo de vida: micelial (de filamentos) e levedura (parasitária). Na forma micelial, o fungo está presente na natureza, no solo rico em material orgânico, nos espinhos de arbustos, em árvores e vegetação em decomposição. A forma de levedura é a que pode parasitar o homem e animais.

A infecção ocorre, principalmente, pelo contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes.

Castração como forma preventiva

Autora do Projeto Castramóvel, Joana Darc defende a castração de cães e gatos no Amazonas, como forma de prevenir a infestação do fungo em animais. A parlamentar ainda afirma que a pauta de saúde única se aplica em incluir trabalhos para conscientizar não somente a população, mas também o Poder Executivo Municipal de todas as cidades do Estado.

“A castração é uma forma de prevenir, principalmente em gatos, pois evita as ‘saidinhas’. Dito isso, na Audiência Pública, vamos incluir a vigilância, o controle de fatores biológicos, reservatórios e hospedeiros responsáveis pela ocorrência das principais causas da esporotricose no Amazonas, trabalhando em cima para conscientizar o Poder Executivo Municipal de todas as cidades amazonenses”, disse.

Em Manaus, os suspeitos de esporotricose humana podem ser encaminhados para a Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) ou Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham). Em relação aos animais, é indicado que o tutor busque uma clínica veterinária para o diagnóstico e tratamento o mais rápido possível.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Projeto aprovado na Aleam pode ser novo marco para a segurança pública

25 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Mário César Filho apresenta ações do mandato em caminhada no bairro Santa Etelvina

25 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Mário César Filho reúne com o superintendente do DNIT para cobrar ações no Sul do Amazonas

25 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Em reunião liderada pelo presidente Roberto Cidade, superintendente do DNIT faz esclarecimentos sobre o andamento de obras em todo o Amazonas

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputados estaduais reúnem com superintendente do DNIT na sede da Assembleia Legislativa

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Wilker Barreto participa de reunião com DNIT e parlamentares para cobrar melhorias nas rodovias e portos do Amazonas

24 de abril de 2025
O CandangoO Candango