Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Candango
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O CandangoO Candango
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Deputado Sinésio Campos destaca novos campos de gás natural no Amazonas

19 de fevereiro de 2024
Compartilhar

Na sexta-feira (16/2), a Eneva, empresa especializada na geração de energia e extração de gás natural, realizou evento para anunciar a comercialidade de duas novas reservas de gás natural e petróleo na bacia do Amazonas. A empresa constatou a viabilidade econômica de duas novas reservas, e agora a Eneva terá seis meses para elaborar um plano de desenvolvimento, que será entregue à Agência Nacional de Mineração, apontando como os recursos naturais serão aproveitados. Após a aprovação, a empresa começará a construção dos novos empreendimentos.

O presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Sinésio Campos (PT), que esteve no evento, enfatizou que a geração de emprego e renda no interior é a melhor forma de evitar o êxodo do cidadão, que muitas vezes vai à capital por não encontrar oportunidades em seu município.

“Defendo a implementação de uma indústria petroquímica no Estado, reduzindo a dependência do modelo Zona Franca. Queremos indústrias que utilizem nossa própria matéria-prima. O Amazonas também é um estado mineral, retirar as riquezas do subsolo pode mudar a vida das pessoas”, declarou o parlamentar.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, também se manifestou e destacou a importância econômica do anúncio. “Esse é um recado muito importante para o mercado. Estamos consolidando de forma definitiva uma matriz econômica à Zona Franca de Manaus, para que passe a ser uma atividade complementar à indústria. O Estado do Amazonas é o Estado com o maior volume de gás natural em terra do país. Não dá para construir política ambiental sem atividade econômica e desenvolvimento social”, afirmou.

O secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Ronney Peixoto, destacou a potencialidade de novos empreendimentos no setor. “O mais importante é trazer mais qualidade de vida para a população, mais investimentos para o Estado e mudar a dinâmica dos municípios, criando uma nova matriz econômica para o Estado. Hoje, o Amazonas tem dentro das reservas algo em torno de 40 bilhões de metros cúbicos de gás, em reservas já provadas, e esse número pode chegar a 100 bilhões de metros cúbicos de gás”, afirmou o secretário.

Segundo o diretor de Exploração da Eneva, Frederico Miranda, as duas novas áreas de exploração são os campos de Tambaqui e Azulão Oeste, ambos localizados no município de Silves.

“Atualmente, temos previsto para investimentos nesses dois campos, que anunciamos hoje como comerciais, o valor de R$ 350 milhões, que se somam aos R$ 5,8 bilhões que a Eneva já investiu no Amazonas. Serão entre cinco e seis mil empregos gerados no pico das obras, e, após a conclusão, algumas centenas de empregos para manutenção do empreendimento”, declarou Frederico Miranda.

O representante da Eneva também destacou a importância do gás natural na transição energética para uma matriz mais sustentável, já que o gás emite 40% menos CO₂ e 99% a menos de outros gases de efeito estufa quando comparado ao diesel ou ao óleo combustível, usados nas termelétricas.

Com a operação já consolidada no campo de Azulão na bacia do Amazonas, a Eneva reforça sua posição como uma das principais empresas do setor na região. Além disso, a empresa mantém um polo de produção de gás no interior do Estado, que atualmente abastece a termelétrica de Jaquatirica, em Roraima, e será fundamental para suprir a futura usina de Azulão 950. A construção desta nova usina, prevista para iniciar ainda este ano, trará consigo a geração de empregos e renda para o Amazonas, fortalecendo ainda mais a economia local.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Projeto aprovado na Aleam pode ser novo marco para a segurança pública

25 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Mário César Filho apresenta ações do mandato em caminhada no bairro Santa Etelvina

25 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Mário César Filho reúne com o superintendente do DNIT para cobrar ações no Sul do Amazonas

25 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Em reunião liderada pelo presidente Roberto Cidade, superintendente do DNIT faz esclarecimentos sobre o andamento de obras em todo o Amazonas

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputados estaduais reúnem com superintendente do DNIT na sede da Assembleia Legislativa

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Wilker Barreto participa de reunião com DNIT e parlamentares para cobrar melhorias nas rodovias e portos do Amazonas

24 de abril de 2025
O CandangoO Candango