Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Candango
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O CandangoO Candango
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Encceja 2024 tem inscrições abertas para exame supletivo nacional de jovens e adultos

30 de abril de 2024
Compartilhar

Os interessados têm até o dia 10 de maio para se inscrever. A prova será no dia 28 de agosto

,

FOTO: Eduardo Cavalcante e Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 estão abertas até o próximo dia 10 de maio. A avaliação segue o calendário anual de aplicação das provas, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério de Educação (MEC).

Com aplicação da prova em dia único e prevista para o dia 28 de agosto, os candidatos interessados podem se inscrever, gratuitamente, por meio do site oficial do Encceja 2024, disponível pelo link http://bit.ly/InscricoesEncceja2024. Durante o processo de inscrição, o sistema exigirá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o documento de identidade do participante, junto de um e-mail e um número de telefone válidos.

O exame é voltado para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio e querem obter o certificado de conclusão. O candidato precisa, na data do exame, ter no mínimo 15 anos completos para realizar a prova de nível Fundamental e a partir de 18 anos no caso de nível Médio. Ao preencher os dados, o participante deverá indicar o estado e o município onde deseja fazer as provas, além do nível de ensino para o qual deseja a certificação e as áreas de conhecimento em que quer ser avaliado. O edital completo do Encceja 2024 está disponível no link http://bit.ly/Encceja2024_Edital.

O Encceja também é um exame supletivo, mas não tem ligação ou complementação com o Provão Eletrônico ofertado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. A Secretaria de Educação tem a responsabilidade de divulgação do Encceja, bem como da entrega dos certificados aos alunos aprovados.

A prova é formada por 60 questões objetivas em cada turno e uma redação. Para as provas de Ensino Fundamental, os componentes que compõem o certame são: Matemática, Ciências, Língua Portuguesa (e demais linguagens), além de História e Geografia.

Para o Ensino Médio, os componentes são divididos em Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens e Códigos e Matemática. A prova terá quatro horas de duração, durante o período matutino, e cinco horas no período vespertino, por conta da redação.

“O Encceja oferece uma oportunidade chave para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade regular de obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio e, assim, melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho e também de entrarem no ensino superior”, destacou o diretor do Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), da Secretaria de Educação, Rafael Ferreira.

Em caso de reprovação em algum dos componentes da prova, é possível refazer o certame no ano seguinte, com enfoque apenas nos componentes que o candidato não obteve nota suficiente. Os dados são armazenados de uma edição para outra.

Recomeços

O Encceja costuma significar novas oportunidades para aqueles estudantes que não concluíram os ensinos Fundamental e Médio na idade certa. E foi dessa maneira que o ex-aluno da rede estadual, Luã Amorim, finalizou o Ensino Médio com a prova e o diploma de conclusão.

FOTO: Eduardo Cavalcante e Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“Por questões de saúde, tive que me ausentar da escola. Quando me recuperei, precisei trabalhar. A prova tem esse lado, de ajudar quem precisa. Não me via retornando à sala de aula, não conseguiria encaixar na rotina da vida adulta”, destacou Luã, que estudou na Escola Estadual Profª Eunice Serrano, no Centro de Manaus.

Agora, com a certificação, Luã pensa no Ensino Superior e nos novos passos que o diploma possibilita. “Corri para pegar o diploma por conta de um emprego, que me exigia. Agora, mais estabilizado, quero também ingressar no Ensino Superior e continuar os estudos”, compartilhou Luã.

Justificativa de ausência

Os participantes que faltaram às provas do Encceja 2023, tiveram de 25 de março a 5 de abril, tempo previsto em edital, para justificarem a ausência no ano anterior, requisito obrigatório para aqueles com intenção de se inscrever gratuitamente na edição do Encceja 2024.

Para aqueles que não justificaram a ausência ou tiveram a solicitação de justificativa reprovada durante o período informado, a inscrição para o Encceja custará R$40, a serem pagos ao Inep.

O post Encceja 2024 tem inscrições abertas para exame supletivo nacional de jovens e adultos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Governo do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

SES-AM avalia primeiros resultados de projeto de Governança Clínica, que monitora a gestão de leitos em unidades de saúde

25 de abril de 2025
Amazonas

Teatro Amazonas vive noite de inclusão com a Ópera no Mundo Azul

25 de abril de 2025
Amazonas

Reajuste salarial das Forças de Segurança Pública será pago até 5 de maio, após aprovação de Projetos de Lei na Aleam

25 de abril de 2025
Amazonas

Sinase: Sejusc encerra seminário regional para criação de novas políticas para o sistema socioeducativo

25 de abril de 2025
Amazonas

Operação Cheia 2025: Governo do Amazonas inicia envio de kits de medicamentos para municípios afetados

25 de abril de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas promove imersão cultural durante encontro de conselho nacional sediado no Amazonas

25 de abril de 2025
O CandangoO Candango