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Manaus

Orientações coletivas informam usuários do Cras sobre diferentes programas socioassistenciais

4 de março de 2024
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Todos os dias, pela parte da manhã, as equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) iniciam os atendimentos das unidades socioassistenciais com o chamado “momento de acolhida”, em que os primeiros usuários do dia são recebidos. Ao menos uma vez por semana, a acolhida também é acompanhada de orientações coletivas, em que a equipe técnica repassa aos usuários as principais informações acerca dos serviços e programas socioassistenciais oferecidos pelo Cras à população.

Nesta segunda-feira, 4/3, os usuários do Cras Mutirão, temporariamente alocado nas dependências do shopping Phelippe Daou, na zona Leste, participaram da primeira orientação coletiva da semana, contando com a presença do titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eduardo Lucas, que destacou a gratuidade total dos serviços oferecidos pelos equipamentos da secretaria, canais de denúncia para casos de cobrança indevida e os principais avanços da Prefeitura de Manaus na assistência social do município.

“As orientações coletivas são fundamentais para que um número maior de nossos usuários tenha acesso a informações importantíssimas para o seu atendimento cotidiano. Essa é uma das formas que a secretaria tem encontrado para se aproximar da população e falar sobre a venda ilegal de cadastros, sanar dúvidas, divulgar nossa Ouvidoria para possíveis denúncias e afins, de forma mais direta e sem ruídos na comunicação”, destacou o titular da Semasc.

Além da apresentação básica de serviços como o Cadastro Único, pelo qual famílias de baixa renda podem ter acesso a programas assistenciais como Bolsa Família, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), responsável pela promoção de atividades que estimulem uma convivência comunitária saudável para crianças, adolescentes, mulheres e idosos, a orientação ainda destacou a importância do sistema de Ouvidoria da Semasc.

É por meio desse sistema que a população é capaz de formalizar denúncias relativas à venda de cadastros e outras possíveis inadequações no atendimento constatadas nos equipamentos socioassistenciais administrados pela gestão municipal. As denúncias podem ser enviadas para número (92) 98406-0952 ou pelo e-mail ouvidoria.semasc@manaus.am.gov.br. 

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Texto – Guilherme Pacheco / Semasc 

Fotos – Diego Lima / Semasc 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBgknw

Assuntos Prefeitura de Manaus
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