Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Candango
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O CandangoO Candango
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Projetos de Lei do deputado Cristiano D’Angelo reconhece tradição cultural de Manacapuru

12 de março de 2024
Compartilhar

Com o objetivo de preservar as tradições e identidades locais do município de Manacapuru (distante a 103 quilômetros de Manaus), foram aprovados os Projetos de Lei nº 952 e 953/2023, de autoria do deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), reconhecendo o “Bloco da Maizena” como patrimônio cultural de natureza imaterial e incluindo no calendário oficial de eventos do Amazonas, respectivamente.
“O reconhecimento dessa manifestação tradicional garante a salvaguarda, valoriza e dá continuidade, assegurando a preservação da identidade cultural local e o fomento do desenvolvimento cultural e turístico da região”, afirma o deputado Cristiano D’Angelo (MDB).
O “Bloco da Maizena”, manifestação cultural relevante à identidade do município, ocorre há mais de 40 anos, durante os festejos de Carnaval. O evento possui raízes históricas e tradição que perdura por gerações e reúne os participantes sob a proteção de uma maizena, criando um espetáculo visual único, que atrai não somente os moradores locais, mas também visitantes de outros lugares do Estado.
“Manifestação artística de grande relevância, o ‘Bloco da Maisena’ contribui para a construção cultural da população manacapuruense, fortalece o sentimento de pertencimento e dá orgulho à cidade. A iniciativa, não apenas enriquece nossa herança, mas também garante que as próximas gerações possam se conectar e se orgulhar de suas raízes culturais”, enaltece o deputado.
Segundo o parlamentar, a administração pública tem a responsabilidade de proteger e valorizar as manifestações culturais, garantindo sua continuidade e perpetuação ao longo do tempo. Além disso, acentuou que o PL incentivará ações de preservação, difusão e promoção dessa tradição, como investimentos em infraestrutura, realização de eventos, programas educativos e ações de registro e documentação.
‘Bloco da Maizena’ no município de Manacapuru
Em 1979, a primeira festa de Carnaval de Manacapuru foi realizada em meio a uma comemoração entre amigos, comandado por Carlinhos Teles (Carnavalesco Tabalo), jogando maizena, tornando-se um costume carnavalesco local, hoje intitulado como “Bloco da Maizena”.
Sendo realizado na Praça 16 de Julho, até o ano de 2013, pois com o crescimento anual o local não suportou o grande número de foliões e o bloco passou a ser realizado no Parque do Ingá, maior centro cultural do município.
A partir de 2014, a prefeitura assumiu a organização do bloco e estruturou o local para a festividade no período do Carnaval.
Neste ano, dia 13 de fevereiro, no Parque do Ingá, foi realizado o bloco, que contou com a participação de mais de 20 mil pessoas, fortalecendo os laços culturais e promovendo a união entre os moradores da região.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Projeto aprovado na Aleam pode ser novo marco para a segurança pública

25 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Mário César Filho apresenta ações do mandato em caminhada no bairro Santa Etelvina

25 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Mário César Filho reúne com o superintendente do DNIT para cobrar ações no Sul do Amazonas

25 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Em reunião liderada pelo presidente Roberto Cidade, superintendente do DNIT faz esclarecimentos sobre o andamento de obras em todo o Amazonas

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputados estaduais reúnem com superintendente do DNIT na sede da Assembleia Legislativa

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Wilker Barreto participa de reunião com DNIT e parlamentares para cobrar melhorias nas rodovias e portos do Amazonas

24 de abril de 2025
O CandangoO Candango